Pesquisas apontam que a população tem interesse na extinção da tarifa. Prova disto foi dada na Bahia, quando o projeto do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) foi aprovado em meio a um processo eleitoral – foi um dos poucos projetos aprovados no segundo semestre de 2010 – no entanto, a ministra do STF, Ellen Gracie, concedeu liminar derrubando os efeitos da lei. Por outro lado, o mérito da questão ainda não foi julgado.
O deputado comunista está bastante confiante na queda da liminar e afirma que outras Assembleias Legislativas ou já criaram ou estão se mobilizando para criar esta lei, que segundo ele, compete aos estados definirem, uma vez que é um assunto da área de defesa do consumidor.
Em Brasília, independente da decisão do supremo, acontece nesta terça-feira (14) a audiência. O debate foi proposto pelo presidente da comissão, deputado Roberto Santiago (PV-SP). “Com a proximidade da renovação dos contratos de concessão de telefonia fixa, em 30 de junho, torna-se necessário um amplo debate sobre a redução do valor da assinatura básica da telefonia fixa”, afirma.
“A justificativa apresentada pelas empresas de telefonia para uma assinatura básica tão cara era a expansão das redes. Entretanto, desde 2006 as operadoras não estão investindo na construção de infraestrutura. Portanto, não há razão para valores tão altos da assinatura básica existirem”, conclui.
Projeto
O fim da assinatura básica é o principal motivo de ligações para o Disque Câmara (0800 619 619). A medida está prevista no Projeto de Lei 5476/01, do ex-deputado Marcelo Teixeira, que motivou 540,2 mil ligações para essa central no ano passado. Esse número representa 75,1% de um total de 719,1 mil ligações. Neste ano, de um total de 334,3 mil ligações, 238,7 mil (71,4%) foram relacionadas a esse projeto. Esses percentuais revelam o alto grau de interesse da população nesse assunto.
Foram convidados para a audiência:
- o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Mota Sardenberg;
- a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC), Juliana Pereira da Silva;
- o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal
(Sinditelebrasil), Antonio Carlos Valente;
- a coordenadora Institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), Maria Inês Dolci.
Fonte: Bocão News - Foto: Edson Ruiz
Leia Tambem:
É lançado uma antena para amplificar o sinal de celular em região com sinal fraco.
Ligação DDD terá custo de local em 560 cidades a partir de sábado 28 de maio
Veja como ter desconto para comprar eletrodomésticos
Sky Livre: Onde Comprar, Como habilitar, Quanto Custa, tem mensalidades?.
Parte do teto dos correios de Salobro cai, e funcionarios trabalham com mascaras por causa do mau cheiro.
Tem golpe novo na praça, tome cuidado.
SKY LIVRE: Antena Parabólica Turbinada da SKY sem Mensalidades.
Bahia Foco TV, sua TV na internet com programação voltada para Região de Jacobina
Deputado pede telefonia celular para Lagoa do 33 e Casa Nova.
0 Comentários