A festa, que tem como origem os costumes portugueses, acontece em vários lugares do Brasil, sobretudo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As atividades que marcam as festividades variam de acordo com os organizadores, perpassando sempre por duas bases tradicionais: a ideia de que os caretas estão protegendo as culturas alimentares da última safra agrícola e a da desordem nas vias públicas, onde a irreverência se faz presente pela criatividade nas brincadeiras e há a condição a partir da qual as pessoas da comunidade podem tentar identificar os mascarados e quando isso acontece, o mascarado se identifica e corre atrás do autor da façanha.
Uma forma de enfrentar o drama local, definido pela Prefeitura, foi promover a tradicional "Festa dos Caretas", como ação mantenedora das tradições populares, gerando postos de trabalho e renda, e assim, movimentando a economia da cidade.
Hoje pela manhã, a "Festa dos Caretas" levou milhares de pessoas ao tradicional cortejo pelas principais ruas da cidade. Mesmo sob um sol escaldante, crianças se misturaram aos adultos, inclusive idosos que participaram do desfile, acompanhando o trio elétrico Milla, animado pela musicalidade de Marquinhos, do Forró Furado, que desenvolveu um repertório eclético e envolvente, saindo do Cube Social, onde ocorreu a concentração dos adultos, atravessando a cidade até o bairro do Terminal Rodoviário e retornando pelas casas populares até a Praça da Feira, onde ocorreu a concentração.
Quem não aguentou o sol, usou sombrinhas para se proteger. O repórter da Rádio Caraíbas foi além, entrou na farmácia e adquiriu um potente protetor solar. Mas a alegria continuou firme.
Logo mais à tarde, as festividades continuam com o desfile dos "Caretas Mirins", seguindo o mesmo percurso, com um mine-trio. Às 20h haverá a missa da Vigília Pascal, às 21h acontecerá a "Queima do Judas" e de fogos de artifícios, seguida de shows musicais com atrações locais e a banda Love Dez.
DEPOIMENTOS - Para dona Ailda Seixas Dourado, 71 anos, a festa representa o fortalecimento dos costumes da comunidade e da economia. "Além da gente ficar feliz em ver as tradições dos nossos antepassados sendo valorizadas, a cidade ganha movimento, a gente aumenta nosso trabalho e entra mais um dinheirinho", comemora a empreendedora do ramo de hotelaria e restaurante.
O prefeito da Cidade Reinan Oliveira (PT), informou que promover a festa é muito importante. "Não é um evento muito caro, a gente promove as tradições culturais do nosso povo, gera emprego e renda e isso é muito importante neste período de prolongada estiagem. A prefeitura doou os materiais para confecção das caretas e contratamos artesãos para confeccioná-las. Por outro lado, milhares de pessoas de outras cidades vem para Canarana, movimentando nosso comércio e ainda é um atrativo para reforçar o desejo dos parentes que moram distante, no sentido de visitarem seus familiares na Semana Santa", disse o prefeito.
A secretária de cultura Núbia Paiva, professora e poetisa, manifestou-se em dizer que a promoção da cultura popular é sempre um significativo momento de reencontro com as raízes das tradições populares e que a "Festa dos Caretas" deverá ser potencializada, com a valorização da identidade desse povo, conforme o manifestado desejo do prefeito Reinan. (Cultura & Realidade)
Leia tambem:
CANARANA: Prefeitura lançou o Diário Oficial do Município com Publicações de Atos Administrativos
CANARANA: Jornada Pedagógica 2013 será iniciada hoje no Distrito de Salobro.
SALOFOLIA 2011: A Micareta de Salobro poderá não acontecer.
CANARANA: Polícia abre inquérito para investigar suposto estupro de diarista na delegacia
CANARANA BA: Agricultores estão convocados a receberem o boleto garantia safra nesta segunda-feira
0 Comentários